Notícias

Painel IPS – O que é? Quais as vantagens?

O que é painel IPS?

Com consumidores tendo de lidar com centenas de marcas ao seu redor disputando um espaço da sua atenção, cada dia mais as empresas buscam por inovações que possam oferecer mais quanto à qualidade e intensidade de impacto da comunicação visual das suas campanhas e consequentemente da exposição da sua marca de forma que se fixe na mente do seu público, o chamado no jorgão dos publicitários “mindshare“.

É com este objetivo, de gerar mais impacto e inovar o segmento que a tecnologia IPS foi criada!

O que é Painel IPS?

IPS, da abreviação em inglês para In-Plane-Switiching é uma tecnologia desenvolvida em 1996 pela empresa Hitachi. Esta tecnologia foi criada com objetivo de aprimorar a reprodução de cores e angulo de visão do público. Resumidamente, um painel IPS é baseado em cristais líquidos com alinhamento horizontal, diferente dos modelos tradicionais que possuem seu alinhamento pela vertical. Nos paineis IPS, as moléculas de cristal liquido giram no planto horizontal formando a imagem a ser transmitida na tela.

Uma das principais características do painel IPS é proporcional recursos para a definição da imagem LCD que permite que o sistema dê suporte de 200hz de taxa de update, ou seja, indica a quantidade de vezes por segundo que a imagem projetada na tela é modificada e com isto, permitir que o LCD seja capaz de atingir um tempo de resposta mais acelerado para transmitir grandes volumes de informação em alta velocidade sem perda de dados para criação da imagem.

Touchscreen com estabilidade de imagem no toque

Perfeita para displays interatios com tela touchscreen, o IPS permite que o painel mantenha a estabilidade da imagem quando o cliente toca à tela, evitando o famoso efeito “ghost”, que embaça as formações de cores. Com o IPS não há alteração de cor em qualquer seja o ângulo, mantendo total nitidez em seu amplo ângulo de visão de 178º, evitando ainda efeitos de refração e trazendo cores mais fiéis sem mudança do seu ângulo.

Levando em consideração essa linha de raciocínio, nós finalmente chegamos no painel IPS, ou só IPS, para ser mais específico. O IPS, sigla para In-Plane Switching, é uma tecnologia de cristal líquido TFT (Thin Film Transistor), onde cada pixel da tela é controlado por um ou mais transistores. O painel de IPS é um avanço da tecnologia padrão do LCD, que é normalmente utilizado em monitores, telas de celulares e aparelhos de TV. Diferente do LCD comum, que era bastante popular a poucos anos atrás, o painel IPS tem sua linha de cristais líquidos de forma horizontal, que antes eram usados na vertical.

Produto sustentável com baixo consumo de energia

Diferente da tecnologia LCD que trabalha com a luz traseira para iluminar o painel de forma continua, o processo de criação da imagem na tela com o painel IPS possui dois diferenciais principais.

  • Maior eficiência dos transistores: O painel IPS é constituído por um modelo de transistor que permite que menos energia seja gerada, reduzindo então o consumo de energia necessária para projetar na tela.
  • Luz inteligente: De acordo com a fonte de imagem projetada a luz de fundo controla automaticamente a sua intensidade, se ajustando por exemplo a cenas escuras com menor emissão de luz do que em cenas claras e com isto, reduzindo ainda mais o consumo de energia.

Mais artigos relacionados ao assunto

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.9 / 5. Número de votos: 9

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

1 Comentário. Deixe novo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Menu